X

projetos internacionais

Uma das missões da IMR é apoiar ações que possam trazer melhoria para a qualidade de vida das comunidades.

Dentro deste propósito, a IMR participa de projetos de cooperação internacional para trazer ao Brasil know-how, metodologias e experiências de países desenvolvidos para questões que podem melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Atualmente a IMR está participando do  7º. Programa Quadro da Comissão Européia para a transferência de know-how para a melhoria da segurança de pedestres e ciclistas na cidade de São Paulo.

O papel da IMR é de gerenciamento do projeto no Brasil e a facilitação da interação multicultural dos diferentes parceiros internacionais.

Os Programas Quadro (PQ) têm sido os principais instrumentos através dos quais a União Européia apóia a investigação e desenvolvimento que abrange quase todas as disciplinas científicas. PQ são propostos pela Comissão Européia e apoiados pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu e, na  sequência, são submetidos ao processo de aprovação.

Os Programas Quadro existem desde 1984, têm a duração de cinco anos e, atualmente, estamos no 7º. Programa Quadro.

O Programa Quadro do qual a IMR está participando é o SaferBrain.

O projeto SaferBrain tem como objetivo trazer know-how e ferramentas inovadoras para a melhoria da segurança de usuários vulneráveis de vias públicas, particularmente pedestres e ciclistas na cidade de São Paulo, contribuindo assim para a redução do número de vítimas e da gravidade das lesões causadas pelos acidentes rodoviários.

Os países doadores neste projeto  são: Itália, Alemanha, Holanda e Inglaterra e os receptores são o Brasil e a India.

A IMR é a coordenadora do SaferBrain no Brasil e são seus parceiros a CET-Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo e a FUSP-Fundação da Universidade de São Paulo - através do Departamento de Engenharia de Trânsito da POLI.

Os parceiros Europeus da IMR são:

 O Projeto SaferBrain teve início em Novembro de 2009 e encerrará em março de 2012.

Resultados Obtidos

  • Aprendizado

A CET e  FUDSP tem participado das  reuniões semestrais internacionais com todos os parceiros e das  reuniões locais coordenadas pela IMR.

Nas reuniões internacionais a IMR tem organizado visitas técnicas para a direção da CET em institutos e organismos europeus responsáveis pela gestão do trânsito nos municípios.

Até o momento a IMR já organizou  seis visitas técnicas:

  • Roma,
  • Berlim
  • Munich
  • Dresden
  • Amsterdam
  • Londres.

Essas visitas têm proporcionado excelentes oportunidades de aprendizado e muitas medidas já estão sendo implantadas na cidade de São Paulo, em relação a pedestres e ciclistas.

  • Pesquisa

A IMR realizou  uma pesquisa na cidade de São Paulo, com motoristas, pedestres e ciclistas, para entender as questões culturais que podem dificultar ou facilitar a transferência de know-how e ferramentas da Europa.

A pesquisa foi baseada na metodologia de Geert-Hofstede,  de Dimensões Culturais.
Resultados da Pesquisa.


Compartilhe Linkedin Orkut Email
Av. São Gabriel, 201, 6º andar - cj. 604, Itaim - São Paulo,
CEP: 01435-001, TEL: 11 4327-9766 / 3704-6203,
E-mail: contato@imr.net.br